sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Corinne Bailey Rae ...


Eu acho que eu devia ter meus 15 anos, quando ouvi Corinne Bailey Rae pela primeira vez, influenciado por uma amiga de escola...Após ouvir no transporte escolar, corri pra uma Lan house e fui escutar Put your records on... Usei a internet por 1 hora e ouvi a mesma música durante esse tempo...Depois de um tempo ainda ouvi outras poucas coisas...mas fiquei com a voz registrada na minha mente. Alguns dias atrás fazendo uma limpeza na biblioteca do iTunes encontrei Corinne esquecida no meio de milhares de albuns...atualizei no iPod e desde então tenho vontade de compartilhar isso com vocês...a combinação de letras profundas, ritmo envolvente e uma voz, que apesar de leve e doce, transmite a força do soul a cada sílaba...

Com vocês...






Nascida em Leeds em 26 de Fevereiro de 1979 é uma cantora inglesa de soul music.

Filha de pai são-cristovense e  e mãe inglesa, sendo a mais velha de três irmãs.Canta desde criança. Começou como a maioria das cantoras de Soul, cantando em coros na Igreja.Chegou a estudar violino clássico, mas definitivamente não era o que queria pra vida.
Formou uma banda indie ,aos 15 anos, com meninas de sua cidade, que foi batizada de Helen. O som possuía influências estilísticas de Led ZeppelinVeruca Salt e L7.





Corinne era a vocalista. Helen chegou a se destacar na cidade local, dando visibilidade ao talento daquela jovem vocalista.
A banda durou cerca de 3 anos, terminando  após a gravidez da guitarrista.
Depois do fim da Helen, Rae estudou Literatura Inglesa, na Universidade de Leeds, e se forma  em 2000. Enquanto estava, trabalhava à noite na chapelaria de um clube de jazz local. Ali, nos dias de menor movimento, subia ao palco para cantar, acompanhada pela banda do clube. Foi lá que descobriu um tipo diferente de música, que a levou a uma outra direção: "Eu ficava ouvindo jazz e soul e descobri que adorava música também."
Nessa época, conheceu Jason Rae, saxofonista escocês, com quem se casou  em 2001, aos vinte e dois anos.Tragicamente Jason foi encontrado morto em 22 de março de 2008, por overdose de metadona e álcool.


Uma das minhas músicas favoritas...ouvi essa música umas 9 vezes só hoje...



Depois de 10 anos, cantando com algumas componentes da banda, Corinne já possuía material suficiente para lançar um CD. Foi então que a gravadora EMI  decidiu apostar em seu repertório. A gravadora fez com que Corinne apresentasse ao público o single "Like a Star". O retorno não poderia ser melhor. O sucesso da música lhe concedeu o prêmio "Som de 2006" da BBC, muitas capas de revista e diversas entrevistas em programas de rádio.


Em 27 de Fevereiro de 2006, Corinne lançou seu álbum solo. Com influências do Jazz (de que se declara fã), da Música Clássica e da soul music, Corinne então se solidificou e encantou o Reino Unido com sua voz doce e suave, arrancando da crítica jornalística artigos absolutamente positivos, e aplausos do público.
A principal marca de Corinne, como cantora, é o profundo sentimento que põe nas letras de suas músicas. As músicas do CD tem um toque de leveza, confirmado pela própria aparência angelical da cantora, mas que não foge de suas influências de Black Music, fazendo uma mistura de estilos sem se perder nos arranjos. 


Discografia

Corinne Bailey Rae - 2006

The Sea - 2010

The Love EP - 2011

Prêmios


Grammy

O prêmio Grammy é realizado desde 1958.Corinne Bailey Rae ganhou no total dois Grammys, é tendo quatro indicações, incluindo, Melhor Artista Revelação, Álbum do Ano e Gravação do Ano.
AnoNomeaçãoCategoriaResultado
2007Corinne Bailey RaeMelhor Artista RevelaçãoIndicação
"Put Your Records On"Gravação do AnoIndicação
Música do AnoIndicação
2008"Like A Star"Música do AnoIndicação
River: The Joni LettersÁlbum do AnoVenceu
Melhor Álbum de Jazz ContemporâneoVenceu

Minhas favotitas

  • Put your records on
  • Like a star
  • Trouble sleeping
  • Enchantment
  • I'd Like to
Escute...avalie...comente e me siga no twitter @guihleal

Até a próxima...

Fontes. Wikipedia
Google images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário